Televisão alemã Deutsche Welle em reportagem no HFF

15 Dezembro, 2021

A Deutsche Welle – empresa pública de radiodifusão da Alemanha e atualmente a 10ª maior emissora do mundo – esteve em reportagem em Portugal e no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), para apresentar o caso de sucesso da vacinação português no contexto europeu e os desafios que se colocam na quadra de Natal. A reportagem, intitulada “Portugal aperta regras apesar da alta taxa de vacinação”, revisita a situação complexa que Portugal viveu no último inverno, evidenciando-se como um dos países europeus com uma maior taxa de infeção por COVID-19.
A elevada taxa de vacinação permitiu, no entanto, reverter a situação epidemiológica e o país tornou-se um caso de sucesso da vacinação na Europa. Portugal tem quase nove em cada dez pessoas totalmente imunizadas.

Na reportagem, a Deutsche Welle entrevistou o médico internista, Tiago Serra, Coordenador do Internamento da Unidade COVID-19 do HFF. O médico adiantou à televisão alemã que a maioria dos pacientes internados na instituição, com COVID-19, não estão vacinados contra a doença, ou apresentam doenças pré-existentes associadas.
Tiago Serra alerta ainda para o facto de que, na quadra natalícia, a população tende a relaxar as medidas de distanciamento social, mas que se torna prioritário passar a mensagem à população de que a pandemia ainda continua entre nós. O médico deu também conta da necessidade de adotar medidas adicionais de proteção individual e coletivas para travar o avanço do vírus, sob pena de os hospitais voltarem a viver dias de grande pressão assistencial.