Coro do HFF: Quem “canta seus males espanta”

15 Dezembro, 2021

O coro do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) foi criado em 2018. Esta iniciativa cultural tem provas dadas na animação de diversos momentos festivos do Hospital, representado uma referência para a Instituição e também fora de portas.

Utentes e profissionais puderam assistir hoje, dia 15 de dezembro, a uma atuação do coro no átrio do Hospital, que decorreu no hall da entrada principal do HFF. Amanhã, quinta-feira, dia 16 de dezembro, o coro irá atuar no acompanhamento musical da Liturgia celebrar pelo capelão do HFF, que irá decorrer no anfiteatro da Instituição.

Criado no outono de 2018, o coro do HFF teve o seu primeiro ensaio logo no mês seguinte, a 8 de novembro de 2018. Constituído por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares de saúde, assistentes sociais, administrativos, gestores, seguranças, ex-colaboradores e alguns convidados externos, este Grupo Coral é, desde o primeiro dia, dirigido pelo jovem e talentoso Maestro Alberto Araújo.

Desde a sua fundação que o Coro do Hospital tem apostado num repertório diversificado. Música clássica, rock, pop, passando também por registos tradicionais. Esta manifestação lúdica procura promover uma relação de proximidade com os profissionais, utentes e a comunidade do HFF, maioritariamente residente na Amadora e Sintra.

Assumindo como objetivo essencial a prestação de atuações internas para celebrar datas marcantes, como o Dia Mundial do Doente, Dia Mundial da Criança, Natal, receção aos novos Internos assim como outras comemorações e ocasiões especiais, o Coro do HFF distingue-se já pela divulgação de peças musicais nos meios de difusão global, como seja a rede social Facebook ou o YouTube. O seu reconhecimento por entidades externas levou, por exemplo, a que em setembro de 2019 o coro tenha participado no projeto “Lux Prima Spei”, do Compositor Pedro Teixeira da Silva, no âmbito das comemorações do 40º aniversário do Município da Amadora.

Com as mudanças de hábitos impostas pelo COVID-19, o Coro do HFF não deixou de aperfeiçoar métodos e ensaiar novas peças. Devido à quarentena fê-lo a partir de casa via videoconferência. Foi nessa fase que assumiu o projeto arrojado de “pegar” no clássico ‘Mamma Mia’, editado pelos ABBA nos anos setenta, e adaptar a sua letra para relembrar a importância dos comportamentos a ter na luta contra a COVID.

Essa nota de inovação e criatividade levou a que a canção se passasse a chamar “Pandemia”, tendo tido mais de 15.000 visualizações no Youtube e partilha nas rádios e televisões portuguesas e na página do Facebook do SNS. Iniciativas que podem ser vistas nos links disponíveis: “PANDEMIA” – Coro do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE – YouTube  e  https://hff.min-saude.pt/coro-hff-produz-video-pandemia.

Nos tempos mais recentes o coro foi convidado pelo Conselho de Administração a realizar um vídeo comemorativo dos 26 anos do HFF. O musical escolhido foi o “Benedictus”, extraído da obra “The Armed Man: A Mass for Peace” do compositor galês Karl Jenkins, tendo sido exibido e partilhado no Facebook e Youtube do HFF. https://www.youtube.com/watch?v=JK2V5UHb-po.

Já em 2020, por ocasião do Natal o coro recorreu ao clássico ‘All I Want for Christmas is You’, editado por Mariah Carey nos anos noventa, e adaptou a uma letra natalícia com o intuito de relembrar a importância dos comportamentos a ter na luta contra a COVID-19. O objetivo principal foi o de, mantendo a inspiração cultural, poder celebrar o Natal em segurança.

A canção chama-se agora ‘Natal no Hospital’. Obteve mais de 30.000 visualizações no Youtube e partilhada nas rádios e canais de televisão de portuguesas e na página do Facebook do SNS. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=YaNZxuO7fPg