A ULS Amadora/Sintra foi parte ativa na II Feira da Saúde e do Bem-Estar, que decorreu entre os dias 9 e 11 de abril, no Pavilhão Desportivo Escolar Municipal Rita Borralho, em Vila Chã, cumprindo o objetivo de levar a saúde, de forma acessível, ao cidadão.
Presente em dois stands, a ULS Amadora/Sintra partilhou conhecimento em diversas áreas, desde a dádiva de sangue à nutrição, tendo ainda realizado demonstrações de primeiros socorros e de manobras de reanimação em situações de paragem cardiorrespiratória.
Na perspetiva do Serviço de Nutrição e Dietética, “a educação alimentar é um pilar fundamental da saúde pública e estarmos próximos de quem cuidamos faz toda a diferença”. Neste contexto, o Serviço de Nutrição da ULS Amadora/Sintra participou na feira com a realização de rastreios nutricionais, aconselhamento personalizado aos participantes interessados e atividades dirigidas aos mais pequenos, nomeadamente a promoção de princípios de alimentação saudável através do “Bingo dos Alimentos”.
Por sua vez, o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional esteve presente na Feira da Saúde e Bem-Estar da Amadora, promovendo, de forma proativa e humanizada, a cultura da dádiva de sangue, com especial enfoque na sensibilização das camadas mais jovens, sob a mensagem “Dê amor, dê vida, dê sangue”.
A intervenção incluiu a divulgação de folhetos informativos, o esclarecimento de dúvidas e a promoção da literacia em saúde, incentivando uma adesão consciente, solidária e informada.
Também este ano, pela primeira vez, os Cuidados de Saúde Primários estiveram também representados na II Feira da Saúde e Bem-Estar através da equipa de Serviço Social da Amadora.
A presença do Serviço Social propôs-se dar a conhecer aos visitantes da feira a existência de um Serviço Social próximo da população, da comunidade e, sobretudo a identificação da presença dos Assistentes Sociais em todas as unidades de saúde do Concelho da Amadora.
A equipa de Serviço Social participou através da presença no local durante os dias de quinta e sexta-feira à tarde, em que foi exibido um Cartaz e flyers para apresentação das suas características. A informação foi distribuída aos visitantes durante os dois dias da participação, tendo havido interesse e interação com diferentes faixas etárias, com destaque da população sénior que foi circulando pelo recinto.
Igualmente, a UCC Amadora+ participou uma vez mais na Feira da Saúde com iniciativas de promoção da saúde e divulgação dos principais projetos e atividades que desenvolve no âmbito das suas competências na ULS Amadora Sintra., abrangendo várias faixas etárias e Programas de Saúde.
Importa referir que a comunidade visitante mostrou-se recetiva a estas iniciativas, que são uma mais-valia na aproximação da população às instituições de saúde do Concelho.
Por fim, a USF Alma Mater marcou presença com alguns dos seus profissionais que, sob o tema “Primeiros socorros a feridas”, demonstraram a forma correta de atuar em situações de pré-emergência e os procedimentos a adotar quando os primeiros socorros se justificam.
No seu espaço próprio na feira — que contou com a participação de 25 entidades públicas e privadas —, a ULS Amadora/Sintra proporcionou aos visitantes esclarecimentos sobre situações de risco e, através dos seus colaboradores, possibilitou a realização de rastreios, a partilha de informação sobre primeiros socorros e a identificação de sinais de alerta para os quais todos devem estar atentos no dia a dia.
Dinamizada pela Câmara Municipal da Amadora, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a promoção da saúde ao longo do ciclo de vida, envolvendo o movimento associativo da cidade e outras entidades na dinamização de atividades dirigidas a diferentes grupos etários da população.