ULS Amadora/Sintra: Urgência Pediátrica Referenciada a partir de 06 de fevereiro

6 Fevereiro, 2024

A Urgência Pediátrica da ULS Amadora/Sintra vai funcionar, durante a noite, como “Urgência Pediátrica Referenciada”, o que significa que só vai atender doentes transportados/as pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), doentes referenciados/as pela linha SNS 24 (808 24 24 24) ou doentes referenciados por outras instituições de Saúde (Hospitais e Cuidados de Saúde Primários) ou, ainda, por profissional de saúde médica com informação clínica devidamente assinada.

Este novo modelo de funcionamento da “Urgência Pediátrica da ULS Amadora/Sintra” avança dia 6 de fevereiro, sendo que o atendimento durante o período diurno (das 8h às 20h) mantém-se sem alterações. Um projeto pioneiro que permite, com eficácia, libertar este serviço de urgência hospitalar para situações justificadas e realmente prioritárias.

Considerada a segunda maior urgência pediátrica da Região de Lisboa e Vale do Tejo, a “Urgência Pediátrica da ULS Amadora/Sintra” atende, em média, cerca de 60 mil episódios por ano. Considerando o Protocolo de Triagem de Manchester, mais de 70 por cento daqueles atendimentos são triados como “pouco urgente” ou “não urgente” (prioridades verde ou azul).

Estas mudanças no funcionamento da Urgência Pediátrica visam, sobretudo, permitir o funcionamento desta unidade 24 horas por dia (incluindo-se agora o período noturno com esta Urgência Referenciada), garantindo melhores condições de atendimento aos doentes pediátricos que aqui se deslocam. Por outro lado, aos doentes pediátricos “não urgentes” poderá ser garantido o atendimento, em consulta de doença aguda pediátrica, no prazo máximo de 24 horas.

Sem referenciação, e em situações de emergência, o contacto prévio deve ser realizado diretamente para o 112 (número nacional de socorro). É através destas linhas específicas que os doentes poderão obter apoio especializado, sendo reencaminhados para a Unidade Hospitalar mais próxima. Nos casos urgentes, poderá ser acionado o transporte em Viatura Médica de Emergência até ao hospital.

Na urgência, só em caso de urgência!