Unidade de Hospitalização Domiciliária do HFF (UHD-HFF) assinala 2.º ano de atividade

14 Novembro, 2022

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do HFF (UHD-HFF) assinalou, no mês de outubro, o seu segundo aniversário.

Ao longo destes dois anos destaca-se o aumento da sua capacidade de internamento para 10 camas e a diversidade de serviços prestados, cada vez mais diferenciados e individualizados a um maior número de utentes e suas famílias, nas mais variadas doenças, tendo como foco principal contribuir para uma maior humanização dos cuidados.

Nestes dois anos, a UHD-HFF realizou mais de 3 mil visitas (3583) e admitiu 330 doentes referenciados por vários serviços do hospital, outras unidades de hospitalização domiciliária do distrito de Lisboa e diretamente da comunidade, através de Estruturas Residenciais para Idosos.

As referenciações diretas a partir destas estruturas refletem a dedicação e o empenho de toda a equipa em proteger a população mais frágil, da nossa área, dos riscos inerentes ao internamento hospitalar convencional.

Para Fernando Aldomiro, diretor da Unidade de Hospitalização Domiciliária do HFF: «Colocar “no terreno” uma unidade de hospitalização domiciliária, no período desafiante que todos vivemos nestes últimos dois anos, é motivo de especial orgulho. O entusiasmo, perseverança e dedicação de toda a equipa foram fundamentais para conseguirmos levar à nossa população, cuidados hospitalares adequados às suas necessidades e de maior proximidade.»

Outro desafio, entusiasticamente acolhido pela equipa da UHD-HFF, assenta na investigação científica, colaborando em projetos inovadores com outros serviços do hospital, acompanhando a inovação tecnológica dos serviços de saúde, nomeadamente a telessaúde, com a futura utilização de telemonitorização nos seus utentes internados, promovendo uma vigilância remota que contribui para a melhor gestão do problema de saúde do doente e de intervenção da equipa em sinais de alerta.

Recentemente, a UHD-HFF participou com apresentações científicas no 1.º Congresso Ibérico de Hospitalização Domiciliária, no II Congresso Internacional de Acessos Vasculares realizado e no 2.º Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária, onde se destaca a obtenção de uma menção honrosa pelo póster apresentado.

A Hospitalização Domiciliária baseia-se na prestação de cuidados de saúde diferenciados, complexos, intensos, de nível hospitalar, no domicílio, durante um período limitado, resultante da vontade expressa do doente, condições de acompanhamento e de acordo com o plano de tratamento preconizado pelas equipas hospitalares.

Recomendada pela Organização Mundial de Saúde, este modelo de internamento, juntamente com a experiência das e dos profissionais, é uma oportunidade para o desenvolvimento de respostas que estimulam integração, continuidade de cuidados e a obtenção de melhores resultados em saúde e bem-estar para as/os utentes.

O HFF reconhece e valoriza o empenho e dedicação da equipa que integra a UHD-HFF. Parabéns pelo segundo aniversário!