Unidade de Nutrição e Dietética do HFF sugere cinco receitas de doces de Natal com poucas calorias

23 Dezembro, 2020

A Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) divulgou um conjunto de dicas e sugestões para que a época natalícia que se avizinha seja saudável do ponto-de-vista da alimentação. Este serviço  deixou também um conjunto de recomendações sobre como confecionar doces menos calóricos.

Com toda esta informação poderá tomar boas decisões para a sua alimentação, a qual tem reflexos na sua saúde. O HFF divulga agora cinco receitas de doces que podem ser confecionados de forma nutricionalmente equilibrada e sem grande aporte de calorias.

Boas Festas e bons cozinhados!

Gratinado Maçã Canela 

Ingredientes: 

1 Kg de Maçãs

200ml Leite Magro

100ml Creme Soja Light

2 Ovos

5 + 3 Colheres de sopa de Açúcar

Canela, q.b.

50g Passas de uva(opcional)

1 Colher de chá Vinho do Porto(opcional)

 

Preparação:

Cortar as maçãs em lâminas, previamente lavadas e descaroçadas. Reservar.

Misturar bem o leite, o creme de soja e os ovos. Aromatizar com o vinho do Porto, 5 colheres de sopa de açúcar e canela em pó. Envolver novamente e reservar o creme obtido.

Num pirex, colocar alternadamente camadas de maçãs e passas de uva. Cobrir com o creme e polvilhar com o restante açúcar.

Levar a forno pré-aquecido a 150ºC durante 30-40 minutos.

Deixar arrefecer, e servir polvilhado com canela!

 

BOLO RAINHA “ELEGANTE” 

Ingredientes (para 12 pessoas):

20g coco ralado

100g manteiga magra

100g frutos secos (nozes, pinhões, avelãs e amêndoas),

200 mL leite coco light,

125 ml de bebida vegetal de coco

50g uvas passa,

40g adoçante,

10g fermento em pó,

200g farinha integral,

4 Ovos.

 

Preparação: 

Bater as claras em castelo. Em seguida, bater as gemas, a manteiga o fermento e o adoçante até obter um creme claro. Juntar a bebida vegetal de coco, o leite de coco e a farinha integral alternadamente, misturando tudo, juntar os frutos secos e o coco ralado sem açúcar. Incorporar as claras em castelo, mexendo delicadamente. Deitar a massa numa forma de anel, devidamente untada (com manteiga magra) e polvilhada. Levar a forno pré-aquecido durante 30 m (ou até espetar um palito e este sair limpo). Desenforme depois de frio e decore a gosto.

Adaptado – Dieta3Passos 

 

ARROZ DOCE 

Ingredientes (para 10 pessoas):

250g de arroz carolino,

7,5 dl de bebida vegetal de arroz,

65g de adoçante,

3 gemas de ovo,

asca de laranja,

pau de canela,

3 cardamomo, canela em pó.

 

Preparação: 

Levar ao lume a bebida vegetal com o arroz e o adoçante, quando levantar fervura juntar a casca de laranja, o pau de canela e o cardamomo.

Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume, juntar uma pitada sal e as gemas previamente batidas. Mexer muito bem e levar ao lume até as gemas cozerem.

Servir polvilhado com canela

Adaptado – Blog – anitricionista 

 

FARÓFIAS COM CREME DE FRUTOS VERMELHOS 

Ingredientes (para 4 pessoas):

0,5 l de bebida vegetal de coco

3 claras

1 vagem de baunilha

1 lima

2 colher de sopa de açúcar light

1 cascas de limão

1 pau de canela

sumo de lima

200g de frutos vermelhos

 

Preparação: 

Juntar à bebida vegetal 2 dl de água e deixar ferver com a casca de limão e a vagem de baunilha. Deixar repousar durante 5 m e retirar a casca de limão e a vagem. Bater as claras em castelo firme (juntar uma pitada de sal ao bater para ficar mais firmes) adicionar 1 colher de sopa de açúcar light. Deita-las as colheres na bebida vegetal que deve estar a ferver até crescerem e ficarem firmes. Cozinhar as farófias retirar e deixá-las escorrer numa rede. Triturar os frutos vermelhos, juntar o sumo de lima 1 colher de sopa de açúcar light e o pau de canela, levar ao lume até engrossar. Acompanhar as farófias com creme de frutos vermelhos e servir de imediato decorado com uma folha de hortelã.

Adaptado da Plataforma contra a obesidade 

 

LEITE CREME 

Ingredientes (para 5 pessoas):

0,5 l de bebida de amêndoa

2 gemas

1 colher de sopa de farinha maizena

1 colher de sopa de adoçante

2 cascas de laranja

1 anis estrelado

1 pau de canela.

 

Preparação: 

Levar ao lume a bebida vegetal com as cascas de laranja o pau de canela e o anis estrelado até ferver. Deixar arrefecer um pouco e juntar a farinha e o adoçante.

Levar novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retirar do lume e juntar as gemas bem batidas, previamente misturadas com um pouco de bebida vegetal fria.

Levar novamente ao lume muito fraco para engrossar um pouco, mas sem deixar levantar fervura. Depois de frio, levar ao frigorífico e servir fresco. Pode ser polvilhado com canela.

Adaptado de Sobremesas APDP