1º Encontro de Saúde da Urgência Pediátrica no HFF

27 Julho, 2021

O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) organizou hoje o 1º Encontro de Saúde da Urgência Pediátrica, destinado a profissionais de saúde da Instituição. Os temas abordados incluíram intoxicações medicamentosas, experiência dos primeiros seis meses de COVID, qualidade em saúde, medicamentação intranasal, proteção de dados, COVID e terapêutica inalatória, terapêutica subcutânea e literacia em saúde e crianças.

Este encontro pretendeu ser um espaço de partilha e aprendizagem, tendo também a ambição de relançar a atividade formativa presencial nesta área, suspensa em parte pela situação de pandemia que ainda vivemos. Os conteúdos desta ação formativa passaram sobretudo pela divulgação da produção científica realizada recentemente, a formação com temas que abrangem componentes técnicas, teóricas e na área dos direitos humanos.

Os responsáveis pela organização – os enfermeiros do Serviço de Urgência Pediátrica do HFF Mário André Macedo, Vera Ramos e Joana Baltazar – salientam que até ao final deste ano pretendem realizar um novo encontro, desta feita com temáticas ainda mais abrangentes e dirigido a toda a comunidade hospitalar do HFF. E em 2022 há já igual objetivo definido: alargar o público-alvo, realizando o 3º encontro dirigido a todos os profissionais de saúde do país e não apenas aos profissionais do HFF, assim a situação pandémica o permita.

O enfermeiro Mário André Macedo salienta que: “tratou-se de um evento muito produtivo e enriquecedor para a nossa experiência profissional. A produção científica e a formação são indispensáveis para os profissionais de saúde. Estes espaços são oportunidades de partilha e desenvolvimento destas competências, que em última análise, produzem ganhos em saúde para todas e todos nós.”