A Agenda Solidária 2022 é promovida pelas Associações dos Serviços de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) (Associação Fernandinhos & Companhia), do Hospital da Ilha Terceira (Amigos da Pediatria da Ilha Terceira), do Hospital de Ponta Delgada (Grupo de Amigos da Pediatria), do Hospital da Horta e da Associação Abraço. Trata-se de uma iniciativa de âmbito solidário para angariação de fundos para apoio às entidades hospitalares referidas, na área da pediatria.
Este ano, a Agenda Solidária 2022 conta com a preciosa colaboração dos serviços educativos da Biblioteca Luís da Silva Ribeiro (Ilha Terceira), da Biblioteca João José da Graça (Cidade da Horta) e do Museu Francisco de Lacerda (Ilha de São Jorge). A atividade de desenho e escrita criativa foi realizada, numa perspetiva de valorização dos mecanismos de promoção da expressão infantil, segundo o conceito de “binómio fantástico”, descrito por Gianni Rodari na obra “Gramática da Fantasia”.
Cada instituição convidou quatro crianças para este desafio, subordinado ao tema “Mar”, contrapondo, para estabelecer o binómio, animais marinhos versus objetos, da improvável relação entre uns e outros, surgiram, sob orientação dos técnicos, as histórias e desenhos. O resultado é uma Agenda fantástica e que contribui para uma boa causa.
A Associação “Fernandinhos & Companhia” é uma associação sem fins lucrativos, criada a 6 de abril de 2004, cujo objetivo social se desenvolve no âmbito do Departamento da Criança e do Jovem HFF em aéreas como: a formação e valorização dos recursos humanos, humanização do espaço e dos cuidados de saúde, organização de eventos científicos, atualização do equipamento e apoio social a utentes e familiares.
A Agenda Solidária leva já seis anos consecutivos de sucesso, que permitiram angariar verbas aplicadas na melhoria das instalações e da prestação de cuidados de saúde realizados nas diferentes instituições, ajudando assim muitas crianças e adultos. No HFF, com as verbas angariadas nas edições anteriores, foram reformuladas a copa/espaço de refeições da Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Neonatais e Pediátricos do HFF, estando em curso a implementação da melhoria da sala de atividades da enfermaria do Serviço de Pediatria do HFF.
Este ano pretende-se adquirir novos berços “Next to Me” para o Serviço de Obstetrícia do HFF, dotando-o de equipamento moderno facilitador da proximidade mãe/recém-nascido, promovendo a vinculação e o aleitamento materno. A agenda tem um preço de venda unitário de 5 euros, um valor simbólico para uma iniciativa muito meritória!
Caso pretenda apoiar este projeto, poderá adquirir a sua agenda na Papelaria HFF localizada no átrio principal, junto dos secretariados do Departamento da Criança e do Jovem, ou via online pelo e-mail andreia.p.mendes@hff.min-saude.pt (envio por CTT, portes gratuitos).
Deixamos um agradecimento especial a todas as crianças que, com os seus desenhos, valorizaram a esta agenda e a todos/as os/as amigos/as e entidades e parceiros que de forma incansável colaboram e apoiam as nossas instituições.