“Comunidades em Mudança: os desafios da diversidade” – III Encontro NHACJR

11 Novembro, 2021

O III Encontro do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), realizou-se de forma presencial no passado dia 5 de novembro. O tema deste evento foi “Comunidades em Mudança: os desafios da diversidade”.

As riquezas e dificuldades de acolher, encaminhar e salvaguardar crianças e jovens em contextos de diversidade, seja cultural, linguística, religiosa, entre outros. Foi esta a abordagem escolhida para uma reunião multidisciplinar que contou com a presença de diversos especialistas nacionais nestas temáticas.

Foram apresentados temas como Saúde Infantil na Aldeia Global, Direitos das Crianças pelo Mundo, o exemplo do Apoio na Diversidade no Concelho da Amadora, os Diálogos entre Educação e Saúde e Experiências no Terreno, divididos em duas mesas temáticas. Na primeira mesa, “Volta ao Mundo da Saúde das Crianças”, abordaram-se os temas da saúde da criança pelo mundo e o que os profissionais de saúde devem saber sobre a forma de vida destas crianças, ficando assim a conhecer diferentes realidades, condições de vida e os direitos destas crianças, mas também diferentes práticas alimentares, posicionamentos, transporte, métodos de relaxamento, que podem ser muito positivas para as crianças que necessitam de cuidados de saúde.

Esta primeira mesa finalizou com uma apresentação do NHACJR do HFF onde foram apresentados os resultados de um estudo realizado à população migrante da Consulta de Doença de Células Falciformes do HFF. Nesta consulta foi aplicado um questionário de avaliação do stress de aculturação.

Os resultados dos questionários indicam que os principais constrangimentos destas crianças estão relacionados com as dificuldades com a viagem e as condições socioeconómicas familiares em Portugal e não tanto os problemas de aculturação e adaptação à vida em Portugal. A moderação esteve a cargo da Professora Maria do Céu Machado, figura com um vastíssimo percurso na área da saúde e que foi também diretora do departamento da criança e do jovem e diretora-clínica do HFF

A segunda mesa, “Os desafios da Multiculturalidade na Proteção às Crianças e Jovens”, abordou algumas respostas de apoio e suporte a famílias migrantes dos concelhos da Amadora e de Sintra.  Esta mesa contou com a participação da Comissão da Proteção de Crianças e Jovens da Amadora e de associações que atuam no terreno com crianças da área de influência do HFF, como a Fundação Aga Khan Portugal e a Pressley Ridge Ridge – Instituição Particular de Solidariedade Social. Foram partilhados diversos testemunhos impressionantes sobre as suas ações e resultados junto da comunidade. A moderação esteve a cargo de Patrícia Santos, técnica de serviço social do NHACJR do HFF.