Antecipada a entrada em funcionamento da Unidade de Cuidados Intensivos de Nível II do HFF

19 Janeiro, 2021

Partilhámos consigo o início, a evolução e a inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos de Nível II (UCI II) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca  (HFF). Hoje deixamos-lhe um registo fotográfico da obra finalizada que, antecipando a sua abertura em cerca de duas semanas, recebeu os primeiros doentes COVID-19 na passada sexta-feira.

Estas unidades, altamente diferenciadas, têm de responder a diversas certificações para puderem entrar em funcionamento. Graças a um trabalho árduo e inesgotável de diversos profissionais do HFF foi possível antecipar a entrada em funcionamento da UCI II.

Nas palavras do presidente do Conselho de Administração do HFF, Marco Ferreira, impõe-se “uma palavra de reconhecimento aos profissionais do HFF: Auxiliares de Ação Médica, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Enfermeiros, Médicos, entre outras categorias profissionais, têm sido capazes de colocar o seu conhecimento, a sua experiência e a sua dedicação ao serviço dos doentes. Uma Unidade como esta é de grande importância para a capacidade de resposta do HFF, mas é apenas graças ao trabalho dos nossos profissionais de saúde que estas instalações podem cumprir o seu propósito. Em súmula, esta nova UCI permitirá melhorar de forma significativa a qualidade dos cuidados de saúde prestados, adequando-os ao doente crítico nos seus diferentes níveis de severidade.”

O investimento total realizado foi de 2,1 milhões de euros, dos quais 875 mil euros em obras e 1,2 milhões em equipamento. A construção da UCI II decorreu em tempo recorde, tendo sido necessários apenas 72 dias para a realização da obra.

A nova UCI II possibilitará a prestação de cuidados médicos a doentes críticos que necessitam de vigilância altamente diferenciada, durante 24 horas por dia. A resposta da medicina intensiva do HFF no contexto da pandemia COVID-19 fica assim reforçada com esta nova unidade.