Gestor do HFF integra painel internacional da International Hospital Federation

18 Janeiro, 2021

Eduardo Castela, Administrador Hospitalar e Gestor do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), integra o painel Young Executive Leader da International Hospital Federation (IHF), grupo de jovens gestores que tem por objetivo discutir desafios e oportunidades na área da saúde. No âmbito do Webinar 2020 da IHF, realizado recentemente, esta equipa apresentou um conjunto de quatro artigos subordinados ao tema geral da Liderança em Tempo de COVID-19. Em análise estiveram as seguintes temáticas (clique no título do artigo para o visualizar):

Management And Leadership In Emergency Plan For The Covid-19 Pandemic: The Experience Of Young Leaders In Different Countries

Leadership Challenges in Maintaining Staff Engagement and Motivation During Covid-19

COVID-19: Operational Crisis Management in Hospitals from a Leadership Perspective

Success stories and lessons learned for the future

O Young Executive Leader é uma iniciativa que junta anualmente jovens líderes de vários países com méritos em gestão de saúde. O programa tem como objetivo promover o intercâmbio entre colegas, a discussão de questões importantes no sector da saúde, bem como, de interagir com talentosos líderes de pensamento de todo o mundo.

Para Eduardo Castela, esta foi “uma oportunidade muito estimulante para discutir as tendências atuais, os desafios e oportunidades para os líderes executivos de saúde, desenvolvida num ambiente de diálogo e partilha de experiências e opiniões que foi muito enriquecedor”. O grupo foi constituído por 17 elementos, dividindo-se em dois grupos de trabalho, um dedicado à saúde digital e outro a questões de liderança de instituições de saúde.

Na edição de 2020, inevitavelmente o a pandemia COVID-19 foi o tema central das discussões levadas a cabo. “No domínio do combate à pandemia, considerámos como muito relevante abordar as questões relacionadas com a liderança, já que é uma área fundamental para que as instituições consigam enfrentar os muitos desafios que têm pela frente”, refere Eduardo Castela.

A IHF é uma organização não governamental independente, com sede na Suíça. Esta associação sem fins lucrativos dedica-se à gestão na saúde, tendo por missão principal é contribuir para a melhoria dos sistemas de saúde a nível global através da cooperação entre os participantes deste setor, agregando experiências de profissionais de vários países do mundo.