Francesca Peruzzu, médica do Serviço de Infeciologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), e Rita Patrocínio Jesus, médica interna do mesmo serviço, desenvolveram um trabalho com o tema Monkeypox Genital Lesions, que foi publicado no New England Journal of Medicine, uma das mais conceituadas revistas médicas internacionais.
De acordo com as médicas, o trabalho teve como objetivo alertar a comunidade científica de que, no atual surto de Monkeypox, a apresentação é diferente da forma clássica descrita na literatura.
No artigo é referido que, nos casos que estão a ser diagnosticados no hospital, alguns dos primeiros sintomas são o aparecimento de lesões genitais não dolorosas, seguidas posteriormente de lesões cutâneas dispersas no resto do corpo e que estas últimas se encontram em diferentes estádios de desenvolvimento. Conclui-se também que os contactos próximos e as relações sexuais com homens que têm sexo com homens, devem ser considerados como possível contexto epidemiológico no presente surto.
Parabéns, Francesca Peruzzu e Rita Patrocínio Jesus, pelo trabalho desenvolvido.