Cadetes da Academia Militar fazem dádiva de sangue no HFF

22 Janeiro, 2021

Vinte e cinco cadetes da Primeira Companhia de Alunos da  Academia Militar doaram sangue no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

A recolha das dádivas decorreu com a presença dos militares, sendo um importante contributo para o aumento das reservas disponíveis para utilização pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

O capitão Marco Silva, comandante dos cadetes alunos do estabelecimento de ensino militar, e a Capitão Raquel Valente acompanharam os cadetes nesta iniciativa. A Academia Militar é um estabelecimento de ensino superior público universitário militar, responsável pela formação dos oficiais do Exército Português e da Guarda Nacional Republicana. A sua sede é em Lisboa, sendo que dispõe também de um importante pólo na cidade da Amadora, o qual tem desde sempre mantido uma estreita colaboração com o HFF.

É assim com muito gosto que o Hospital acolhe os cadetes, deixando um público agradecimento por esta colaboração e dádiva.

Para a Diretora do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do HFF, “os hospitais continuam a necessitar diariamente de sangue e é muito importante que os cidadãos saibam que podem continuar a fazer as suas dádivas”. Por esse motivo foram tomadas um conjunto de medidas com vista a garantir que é salvaguardado o distanciamento físico.

Assim, as dádivas são feitas preferencialmente com agendamento prévio, para que não exista uma aglomeração de dadores nas instalações do Serviço. “A pandemia não deve ser um fator que desmobilize as pessoas a darem sangue, pois podemos garantir as condições ideais para que o possam fazer com total segurança”, diz Diana Sousa Mendes.

As reservas nacionais de sangue apresentam uma necessidade permanente de diversos grupos sanguíneos. Mesmo em tempo de pandemia os hospitais continuam a necessitar de sangue para dar resposta às necessidades dos seus doentes, ficando por isso o apelo à colaboração de todos.

Todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. A marcação da sua dádiva no HFF deverá ser efetuada através do número de telefone 214 348 279/20, nos dias úteis entre as 8:30h e as 15:00h.