Reportagem RTP na nova Unidade de Cuidados Intensivos de Nível II do HFF

25 Janeiro, 2021

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) antecipou em quase duas semanas a entrada em funcionamento da nova Unidade de Cuidados Intensivos de Nível II (UCI II), com o objetivo de reforçar uma resposta altamente diferenciada aos seus utentes face à gravidade e ao aumento de casos que diariamente são reportados na terceira vaga da pandemia COVID-19. Uma UCI é último reduto de esperança para os doentes críticos infetados pelo novo coronavírus.

Nem só de equipamentos novos, a estrear, se conta a história da nova UCI do HFF. Ela é feita das histórias dos seus doentes e de todos quantos ali dedicam e arriscam a sua vida pelas vidas dos outros.

Naquele espaço, debaixo de equipamentos de proteção individual completos, máscaras, óculos e viseiras, médicos, enfermeiros, e técnicos operacionais lutam, ao minuto, contra um inimigo silencioso.

Ao terceiro dia de atividade da nova UCI do HFF, recebemos a visita de uma equipa de reportagem da RTP, que pôde registar, na peça que aqui partilhamos, a dedicação e o esforço de todos os profissionais de saúde que se recusam a baixar os braços, mesmo quando a COVID-19 ganha uma batalha.