Clara Abadesso, médica no HFF, nomeada para conselho internacional

18 Março, 2021

Clara Abadesso, médica pediatra e sub-especialista em cuidados intensivos pediátricos no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), foi eleita para o Conselho do Grupo de Interesse Especial (SIG) sobre Dor na Infância da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP – International Association for the Study of Pain)). Este Grupo da IASP, com sede em Washington D.C, nos Estados Unidos da América, dedica-se a melhorar a prevenção e o tratamento da dor em crianças.

A IASP defende que a dor das crianças deve tornar-se uma prioridade para todos os profissionais de saúde. O alívio da dor é um direito humano, mas a dor em crianças é um problema pouco reconhecido em todo o mundo.

A agora conselheira do SIG por um período de cinco anos, Clara Abadesso é médica pediatra, com subespecialidade de cuidados intensivos pediátricos no HFF desde 2004. Em Portugal, tem vindo a abrir caminho na dor pediátrica, tanto no HFF como a nível nacional.

Em 2010, criou o Núcleo Contra a Dor (NCAD) do Departamento da Criança e do Jovem do Serviço de Pediatria do HFF, que coordena desde então. Desde 2017, continua a coordenar o Grupo de Trabalho da Dor na Criança e no Adolescente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).

Fez trabalho humanitário ao longo dos anos com Organizações Não Governamentais médicas: em Timor-Leste, Moçambique e Líbano. Clara Abadesso acredita que a tradução do conhecimento é uma prioridade imperativa para abordar o direito humano do controlo da dor.

O foco numa abordagem integrativa na prática real é uma obrigação e deve envolver o trabalho em equipa com os profissionais de saúde e os próprios pais. “A cada dia que passa a medicina evolui, quer em termos de tratamento e intervenções com recurso a tecnologia de última geração, cada vez se diagnosticam e curam mais as doenças, no entanto há determinados aspetos que acabam por ficar um bocadinho esquecidos” como minorar a dor, diz Clara Abadesso.

O HFF deseja o maior sucesso no desempenho desta importante missão.