Codificação Clínica: uma atividade de suporte de grande relevância no HFF

5 Agosto, 2021

Para que um hospital possa cumprir cabalmente a sua missão, existe toda uma atividade de suporte que é desconhecida do grande público. O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) revela agora o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Codificação e de Auditoria Clínica (GCAC).

Este Gabinete tem como principal missão garantir a codificação clínica de todos os episódios de Internamento e de Ambulatórios Médico e Cirúrgico. Mas o que é isso da codificação clínica?

É o processo de atribuir códigos às informações sobre doenças ou procedimentos e aplicada a dados relativos à mortalidade e à morbilidade, classificando não apenas a causa de morte mas toda a informação clínica dos doentes. Trata-se assim de um processo fundamental para as unidades hospitalares, pois possibilitam a produção de um vasto conjunto de dados de natureza clínica, demográfica e administrativa, que se traduzem numa mais-valia para as organizações.

Esses dados são por sua vez de grande importância para a monitorização e auditoria da atividade desenvolvida, para a avaliação do desempenho e, também, para o financiamento do hospital. Esta atividade tem, assim, uma vertente administrativa e uma vertente clínica.

O GCAC do HFF é composto por uma equipa de funcionários (uma chefia e duas assistentes administrativas) e é responsável pela gestão dos episódios clínicos, assegurando assim a primeira das vertentes atrás referidas. A segunda vertente, a clínica, é assegurada por uma equipa de 22 médicos codificadores, orientada tecnicamente pelo Médico Auditor de Codificação Clínica do HFF. Colabora ainda com o GCAC um gestor (administrador hospitalar).

Em 2020 foram codificados 38.936 episódios (14.659 de ambulatório e 24.277 de internamento) e o GCAC deu resposta a 23 pedidos de dados clínicos para realização de trabalhos de investigação. Saiba mais sobre a atividade deste Gabinete num trabalho publicado na mais recente versão da SomosHFF, a revista do HFF.