O Dia Europeu dos Antibióticos assinala-se, anualmente, a 18 de novembro, com o objetivo de melhorar a compreensão sobre a resistência antimicrobiana e apelar à correta utilização dos antibióticos.
“Os antibióticos são o medicamento utilizado nas infeções bacterianas, e não são eficazes no tratamento das infeções virais, como por exemplo a infeção pelo vírus da gripe”, explica Bárbara Flor de Lima, Coordenadora do GCL-PPCIRA (Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos), do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).
Joana Batista, Coordenadora do Grupo PAPA (Programa de Apoio à Prescrição de Antibióticos) do HFF reforça que “diminuir a resistência aos antimicrobianos passa por reduzir a utilização de antibióticos e não utilizar antibióticos no tratamento de infeções virais ou de outras situações em que isso não se justifique. Devemos também, como comunidade e enquanto doentes, tomar antibióticos apenas quando são prescritos pelo médico e respeitando todas as indicações”.
Para consciencializar para este tema, o HFF criou um vídeo onde explica o que são antibióticos, em que situações os devemos utilizar e como podemos prevenir a resistência aos antibióticos.