Iniciativa inédita no HFF pretende mobilizar e sensibilizar contra o impacto negativo do tabaco nos espaços públicos

17 Novembro, 2022

O Grupo de Trabalho do Hospital Sem Tabaco do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), juntamente com outros colaboradores voluntários, organizou ações de recolha de beatas de cigarros, nos espaços públicos do nosso Hospital, alertando desse modo para o impacto negativo do tabaco num hospital e nos locais públicos, em geral.

A iniciativa, que assinala o Dia do Não Fumador, celebrado, anualmente, a 17 de novembro, vem realçar a importância de um ambiente saudável, sem tabaco.

José Pedro Boléo-Tomé, Coordenador do Grupo Hospital sem Tabaco alerta para a importância de deixar de fumar: “Um fumador perde em média 10 anos de vida, logo quanto mais cedo for interrompido o consumo de tabaco, maior é a redução do risco de vir a sofrer de doenças incapacitantes e mortais”.

E acrescenta: “As beatas de cigarro são o produto de lixo humano mais frequente em todo o planeta: cerca de 4,5 triliões de beatas por ano são libertados no ambiente, gerando milhões de toneladas de resíduos tóxicos que contaminam o ar, a água e os solos”. Só em Portugal são fumados anualmente cerca de 10 mil milhões de cigarros, sendo pelo menos 3,7 mil milhões de beatas deitadas para o chão.

Neste Dia do Não Fumador, o HFF promoveu ainda um evento que contou com a participação de Joana Chêdas, presidente do Conselho de Administração do HFF; José Pedro Boléo-Tomé, coordenador do Grupo Hospital sem Tabaco; assim como com os colaboradores/as que participaram na recolha das beatas.

O HFF foi o primeiro hospital a receber, em Portugal, o nível Prata da Rede Europeia de Hospitais Sem Tabaco, uma iniciativa da Comissão Europeia, a 14 de novembro de 2005. O Serviço de Pneumologia dispõe há muitos anos de uma Consulta de Cessação Tabágica, que é aberta a todos os colaboradores que estejam interessados em deixar de fumar

Ao longo do seu ciclo de vida, o tabaco polui o planeta, agride o ambiente e prejudica a saúde de todos.

Obrigado a todos/as colaboradores que participaram nesta iniciativa.