I Jornadas de Reabilitação Músculo-esquelética: Presente e Futuro

19 Novembro, 2022

O Grupo de Reabilitação Músculo-Esquelética do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) organizou as suas I Jornadas subordinadas ao tema “Reabilitação Músculo-esquelética: Presente e Futuro”. A iniciativa contou com a participação de mais de 100 profissionais de saúde.

Esta primeira edição das Jornadas abordou diversos temas, tais como a dor crónica, a reeducação neuromuscular e as mais recentes técnicas no tratamento das patologias de origem músculo-esquelética.

Para Carla Vera-Cruz, médica fisiatra, co-presidente das Jornadas, “estas jornadas permitiram promover a partilha de conhecimentos entre os diferentes participantes e contribuir para a melhoria sustentada na abordagem e tratamento das diferentes patologias de origem músculo-esquelética”.

Alexandre Coelho, fisioterapeuta e também co-presidente das Jornadas refere: “O nosso balanço desta iniciativa é extremamente positivo. A elevada qualidade do programa científico, nomeadamente das palestras apresentadas, assim como o elevado número de participantes inscritos, bem como a participação na apresentação de pósteres, expressaram de forma muito clara a relevância deste evento formativo”.

Nesta iniciativa, Ana Sofia Pinela, interna de formação específica em Medicina do Trabalho no Serviço de Saúde Ocupacional do HFF, ganhou o prémio de melhor póster com o trabalho intitulado: “Caracterização de uma amostra de profissionais de um hospital, com lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho, considerados com aptidão condicionada”.  Este trabalho consistiu em caracterizar uma amostra de profissionais do nosso hospital, com lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho, que foram avaliados em Exame de Saúde no Serviço de Saúde Ocupacional durante o ano de 2021”.