Dia Mundial da Radiologia – a radiologia no HFF

8 Novembro, 2021

Assinala-se hoje, dia 8 de novembro, o Dia Mundial da Radiologia. Esta data pretende contribuir para uma melhor perceção do papel do radiologista na assistência à saúde da comunidade, destacando a sua importância desta área e dos seus profissionais no diagnóstico e tratamento.

É comum ouvirmos dizer que uma imagem vale mais que mil palavras, no caso da radiologia são imagens que muitas vezes salvam vidas! Na medicina os raios X são utilizados na análise das condições dos órgãos internos, tratamento de tumores, tratamento de cancro, fraturas e doenças ósseas, entre muitas outras aplicações.

No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), a Radiologia integra o Serviço de Imagiologia e o Serviço de Neurorradiologia, e dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializados. O HFF tem 14 médicos de Radiologia, cinco médicos de Neurorradiologia, 52 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, 44 Assistentes Operacionais, seis Enfermeiros, nove Administrativos e 16 salas de exame, sendo que três se localizam no Serviço de Urgência Geral.

Anualmente, são realizados mais de 20.000 TAC’s (Tomografia Axial Computorizada), 17.000 ecografias, 4.000 Ressonâncias Magnéticas, 115.000 raio x e 3.000 outros exames entre mamografias, digestivos, angiografias e apoio ao bloco operatório (dados de 2021). Neste dia estão de parabéns todos os profissionais da Radiologia em especial os do HFF, pelo trabalho efetuado e pela importância que têm na análise, diagnóstico e tratamento dos nossos utentes.

O Dia Mundial da Radiologia assinala-se a 8 de novembro pois foi neste dia, em 1895, que Wilhem Conrad Roentgen, um físico alemão, descobriu os “Raios-X”. Tratou-se, é hoje em dia unânime, de uma das maiores descobertas da medicina contemporânea.