Educadoras de infância no HFF: uma equipa com uma missão especial

22 Julho, 2021

Sabia que no Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), trabalham três educadoras de infância? É verdade, estas profissionais têm a seu cargo o acompanhamento dos pequenos utentes do HFF.

Asseguram uma sala de atividades para as crianças internadas e uma biblioteca/ludoteca na consulta externa. Este último espaço está temporariamente indisponível, mas é um local onde se pretende que a espera pela consulta se torne uma experiência divertida.

As funções das educadoras de infância do HFF não são propriamente iguais às das suas colegas tradicionais. O “universo” no qual desenvolvem a sua profissão é outro, sempre novo e desafiante: as crianças e jovens com doença crónica, com a quais se pretende estabelecer uma relação de proximidade.

Esta equipa multidisciplinar dá um indispensável contributo para que todos os direitos da criança e do jovem sejam respeitados. Estas profissionais são conhecidas como as que “brincam”, as que emprestam brinquedos, as que por vezes proporcionam um passeio no jardim, mas não só.

Fique a conhecer o trabalho das educadoras de infância do HFF na página 16 da mais recente edição da revista SomosHFF. Esta publicação está disponível aqui.