Farmácia de Ambulatório do HFF tem novas instalações

9 Agosto, 2021

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) inaugurou hoje as novas instalações da sua Farmácia de Ambulatório. Localizadas no hall da entrada principal do edifício do Hospital, foram criadas com o objetivo de melhorar o conforto e a segurança dos utentes que diariamente recorrem a este serviço, evitando que tenham de se deslocar pelo interior das instalações hospitalares para procederem ao levantamento da sua medicação.
É na Farmácia de Ambulatório que são dispensados aos utentes medicamentos para determinadas doenças, no denominado regime de ambulatório. Estes medicamentos são prescritos pelos médicos no âmbito do acompanhamento hospitalar aos utentes e dispensados pela Farmácia de Ambulatório, para que possam fazer a terapêutica (muitas vezes diária) nos seus próprios domicílios.

A Farmácia de Ambulatório está integrada no Serviço de Farmácia, o qual tem por objetivo assegurar a terapêutica necessária ao tratamento dos doentes com qualidade, segurança e eficácia, monitorizando os resultados e a satisfação dos doentes e dos profissionais envolvidos. Para o diretor deste Serviço, Vasco Rodrigues, “as especificidades do funcionamento da Farmácia de Ambulatório foram contempladas nestas novas instalações, quer ao nível da funcionalidade do espaço, quer ao nível dos requisitos técnicos necessários”.
A nova Farmácia de Ambulatório dispõe de quatro gabinetes de atendimento, armazém e respetivo posto de trabalho, ocupando uma área total de cerca de 70 metros quadrados. “Além da comodidade para os utentes, que podem recolher os seus medicamentos de ambulatório num local de fácil acesso, as novas instalações dispõem também de melhores condições de privacidade, pelo que o HFF dá mais um pequeno passo para melhorar o serviço que presta aos seus utentes”, diz Vasco Rodrigues.

O investimento realizado foi de cerca de 65 mil euros, em obras e equipamento. As novas instalações “inserem-se num plano de melhoria das instalações que o Hospital tem vindo a implementar de forma faseada, visando a melhoria das condições proporcionadas aos utentes, mas também aos profissionais que aqui trabalham”, refere Joana Chêdas, vogal do Conselho de Administração do HFF.
“O HFF tem concretizado várias obras de beneficiação das suas instalações no último ano e meio, com o foco na melhoria das condições assistenciais, na melhoria do conforto, na melhoria das condições de segurança relacionadas com o combate à pandemia por COVID-19 e na melhoria da eficiência energética”, acrescenta Joana Chêdas. “Apesar da pandemia, tem sido possível cumprir os investimentos que se encontravam previstos, como é o caso das novas instalações da Farmácia de Ambulatório, investimentos esses que são estruturantes para capacitar o HFF para dar resposta aos atuais requisitos para uma unidade hospitalar desta dimensão”, conclui a responsável hospitalar.