HFF cria Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia (OFTACRI)

1 Fevereiro, 2022

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca acaba de criar o Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia (OFTACRI) para potenciar a prestação de cuidados de saúde de qualidade, relacionados com a prevenção, diagnóstico, avaliação, terapêutica e investigação das doenças no âmbito da Oftalmologia, com uma resposta atempada e completa, aos utentes residentes nos Concelhos de Amadora e Sintra.

“A experiência desenvolvida pelo Serviço de Oftalmologia do HFF, tem permitido a diferenciação da sua atividade clínica, conseguindo estar na vanguarda de diversas áreas de especialização, nomeadamente a retinopatia da prematuridade, a cirurgia do segmento anterior, o glaucoma, entre outros”, enaltece Alexandra Ferreira, vogal executiva do Conselho de Administração do HFF. E acrescenta: “Até 2024 prevemos um acréscimo significativo de atividade, com um aumento de 6,4% nas consultas totais e 23,3% nas primeiras consultas o que irá permitir uma melhoria da acessibilidade dos doentes com necessidade de cuidados de saúde de oftalmologia em particular cuidados mais diferenciados”.

Dirigido pela assistente graduada sénior de oftalmologia Isabel Prieto, o OFTACRI é composto por uma equipa multidisciplinar de 53 profissionais do HFF, de diferentes grupos profissionais, especialidades e competências.

“A visão do OFTACRI é tentar assumir-se como uma referência nacional da área oftalmológica, promovendo a inovação e o ensino, numa ótica de melhoria contínua da atividade assistencial, assente na humanização e na proximidade com o doente”, explica Isabel Prieto.

Os serviços prestados pelo OFTACRI, passam pelas consultas de oftalmologia geral e das subespecialidades de contactologia; córnea e cirurgia implanto-refractiva; estrabismo e oftalmologia pediátrica e neonatologia; inflamação ocular; glaucoma; retina médica e cirúrgica; retinopatia diabética; serviço de urgência em funcionamento das 8h às 20h, nos dias úteis; meios complementares de diagnóstico e de terapêutica; atividade cirúrgica em regime ambulatório e convencional.

A criação do OFTACRI dará continuidade também às atividades desenvolvidas atualmente pelo Serviço de Oftalmologia do HFF, tais como o tratamento da retinopatia da prematuridade ou técnicas inovadoras na reconstrução do segmento anterior.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca abrange uma comunidade de 550 mil habitantes dos Concelhos de Amadora e de Sintra, onde se tem verificado um aumento da procura de cuidados urgentes ao nível da oftalmologia, tanto nas crianças como nos adultos, devido a doenças como os erros refrativos, a catarata, o glaucoma e as doenças como a degenerescência macular relacionada com a idade. Com o OFTACRI pretende-se responder às necessidades de saúde visual da população de abrangência do HFF.

Siga o HFF nas redes sociais: 

Facebook: www.facebook.com/hospitalfernandofonseca;

Instagram: www.instagram.com/hospitalfernandofonseca/

LinkedIn: www.linkedin.com/company/hospital-professor-doutor-fernando-fonseca-epe/