HFF participa no “Manual de Estimulação Global da Pessoa com Demência”

23 Setembro, 2022

Ana Valverde, neurologista e diretora clínica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) é uma das autoras do “Manual de Estimulação Global da Pessoa com Demência – Um auxiliar para cuidadores informais”, publicação recente dirigida a quem acompanha pessoas com demência e necessita de recomendações e exemplos de atividades de estimulação, assim como às pessoas com demência que ainda possuem capacidade para desenvolver essas atividades com alguma autonomia.

O documento foi elaborado por uma equipa multidisciplinar de profissionais com experiência consolidada na área das demências. Além de reunir informação sumária sobre as demências, as necessidades e preferências das pessoas com demência, a abordagem não farmacológica e a importância do cuidador informal na estimulação global, pretende apresentar atividades de estimulação, de uma forma simples e prática, para melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores. Neste sentido, faz-se referência à importância do convívio social e do domicílio como ambiente privilegiado de estimulação.

A cerimónia de lançamento deste manual contou com a presença do vereador Eduardo Quinta Nova em representação do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra, do Diretor da Casa de Saúde da Idanha/Irmãs Hospitaleiras, José Manuel Eusébio, e da vice-presidente da Direção da Alzheimer Portugal, Rosário Zincke. O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) esteve representado por Ana Valverde, diretora clínica.

O “Manual de Estimulação Global da Pessoa com Demência – Um auxiliar para cuidadores informais” foi apresentado na Sala da Nau do Palácio Valenças, em Sintra.