HFF renova acreditação europeia como centro integrado de oncologia e cuidados paliativos

30 Dezembro, 2021

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) voltou a ser certificado pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos para o triénio 2022/2024. No HFF verifica-se uma articulação estreita entre a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) e o Hospital de Dia de Oncologia (HDO).

A primeira acreditação do HFF ocorreu em 2018, tendo sido nesse ano o primeiro hospital público não especializado em oncologia a receber tal distinção. Este ano, 2021, a renovação do processo de acreditação decorre do escrutínio de um grupo de trabalho, interdisciplinar, a nível internacional.
Este tipo de acreditação rege-se por padrões de elevada qualidade dos cuidados prestados aos doentes, nomeadamente: uma forte articulação entre equipas; a referenciação precoce aos cuidados paliativos; o suporte e monitorização sintomática contínua e a manutenção de acompanhamento em paralelo com os tratamentos oncológicos. São compreendidos os cuidados paliativos como um direito do utente e família ao longo de todo o ciclo da doença e não apenas no fim da vida.

A adaptação à fase avançada e/ou terminal duma doença é complexa. São inúmeras as necessidades, sendo o principal esmero destas equipas especializadas permitir que o utente viva com a melhor qualidade de vida possível. Para isso é necessário haver um rigoroso controlo de sintomatologia orgânica, psicológica e espiritual, sendo a interdisciplinaridade outro dos pilares destas equipas. Para além dos cuidados ao doente, o suporte aos cuidadores/familiares é essencial, bem como o apoio no luto.

A renovação desta acreditação vem realçar a importância e reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido nesta área pelos profissionais do HFF, advindo em grande parte do papel fundamental da articulação entre a EIHSCP e o HDO. Sublinha-se a união e articulação desejável como uma mais-valia para os utentes e família que veem assim reforçados e validados os cuidados que lhes são prestados.