Webinar – “Stress Pós-traumático: a Parentalidade após a Neonatologia”

29 Dezembro, 2021

A equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai dar continuidade ao ciclo de Reuniões Científicas subordinadas ao tema “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”, cujo objetivo é promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da Neonatologia.

A admissão numa Neonatologia apresenta-se como um potencial evento traumático para os recém-nascidos e suas famílias pela desorganização da dinâmica familiar que acarreta e pelo impacto significativo na construção do papel parental. Neste sentido, a segunda Reunião Científica, que se realizará no próximo dia 17 de janeiro de 2022 às 17h sob o formato Webinar, tem como tema central o “Stress Pós-traumático: a Parentalidade após a Neonatologia” e contará com a participação da Psicóloga Joana Baptista (PhD, ISCTE-IUL) e da Enfermeira Mary Couhglin (MSc, Caring Essentials Collaborative):

 – Joana Baptista, Pós-Doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho, Professora Auxiliar no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE e Investigadora Integrada do Centro de Investigação e Intervenção Social do IUL, desenvolvendo a sua pesquisa nas áreas da parentalidade e influência das experiências adversas precoces no desenvolvimento cognitivo e socio-emocional da criança e no desenvolvimento da vinculação.

Mary Coughlin, Neonatal Nurse Practitioner é Presidente e Fundadora da Caring Essentials Collaborative. A sua experiência de mais de 35 anos em cuidados Neonatais e na liderança de equipas é reconhecida internacionalmente. As suas obras são pioneiras e desenvolvem conceitos como o de cuidado informado em trauma e do cuidado como biologicamente essencial para o desenvolvimento de crianças, famílias e profissionais.

Neste espaço de discussão e partilha, que será dinamizado em inglês e moderado pela Enfermeira Inês Henriques (MSc stud, HFF: Serviço de Neonatologia), pretende-se sensibilizar os profissionais de saúde que prestam cuidados em Serviços de Neonatologia para as estratégias de intervenção capazes de atenuar e/ou mitigar os efeitos do trauma vivido pelas famílias.

A equipa dinamizadora espera, assim, proporcionar momentos formativos significativos para a prática clínica dos profissionais de saúde que prestam cuidados nestes contextos.

A participação nestas Reuniões Científicas é gratuita, mas está sujeita a inscrição através do seguinte link:  https://forms.office.com/r/WKXmMFRSQQ

Em caso de dúvidas ou sugestões de temas para discussão, pode contatar a comissão organizadora através do seguinte email: rc-neonatologia@hff.min-saude.pt

Próximos temas das Reuniões Científicas:

  • Qualidade de Cuidados: a importância da Comunicação [14 de março 2022]
  • A importância da Gestão Nutricional no Recém-nascido de Alto Risco [16 de maio 2022]