Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e ACES Sintra realizam 1.ª Reunião do Rim

29 Setembro, 2022

O Serviço de Nefrologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e o ACES Sintra (Unidade de Saúde Dom Fernando II) realizaram a 1.ª Reunião do Rim, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês, em Sintra. A iniciativa ficou marcada pela divulgação do “Protocolo de Identificação Precoce da Doença Renal Crónica e Critérios de Referenciação para a Consulta de Nefrologia”.

“A doença renal crónica afeta uma grande população. No HFF servimos uma grande comunidade, logo para tentar mitigar a doença é preciso apostar em programas de prevenção; no diagnóstico precoce; e criar numa estratégia de comunicação e formação com os cuidados de saúde primários. É essencial potenciar sinergias entre os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários”, afirmou Fernando Domingos, diretor do Serviço de Nefrologia do HFF, durante a sessão de abertura, que contou com a presença de Ana Valverde, diretora clínica do HFF, em representação da instituição; Mário Silva, diretor clínico do ACES Sintra; Ana Filipe, assistente de Medicina Geral e Familiar e coordenadora da Unidade de Saúde Dom Fernando II do ACES Sintra; e de Ana Pires, nefrologista do HFF.

Esta 1.ª Reunião do Rim contou com cerca de 50 profissionais de saúde dos ACES de Sintra e da Amadora e, além da divulgação do protocolo, teve como objetivo a discussão de assuntos de interesse comum entre os médicos do Serviço de Nefrologia e os médicos dos Cuidados de Saúde Primários.

Os principais temas abordados foram a Gestão de Doença Renal Crónica; a Referenciação para a Consulta de Nefrologia; e Consensos em Patologia Renal, abordando temáticas como a Nefropatia Diabética, a Hipertensão e Doença Renal Crónica, Fármacos e Rim e Litíase Urinária.