Lançamento e apresentação do Manual PARENT no HFF

28 Outubro, 2021

O “Manual Nacional PARENT – Paternidades Envolvidas e Cuidadoras: Da Teoria à Prática” foi ontem apresentado publicamente, num evento que teve lugar no anfiteatro do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). Este Manual versa sobre a importância da paternidade e do cuidado nas políticas públicas de igualdade.

Destinado a profissionais de saúde em Portugal, pretende ser uma referência para a importância do envolvimento e inclusão dos homens no exercício da paternidade e do cuidado, enfatizando os benefícios que dele decorrem para a saúde materna, infantil e familiar, além de incentivar o autocuidado masculino. Elaborado a partir de estudos e das boas práticas nacionais e internacionais, está divido em dois volumes: o Caderno Teórico – onde são apresentados os dados teóricos para que as atividades trazidas pelo segundo volume – o Toolkit – possam ser realizadas de maneira embasada, segura e transformadora; o Toolkit- pretende ser uma ferramenta de uso prático para todos os profissionais de saúde.

Esta publicação resulta do Projeto Internacional “PARENT – Promoção, Sensibilização e Envolvimento de Homens nas Transformações do Cuidado” coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Este Projeto visou enfrentar os desafios da prevenção e erradicação da violência contra mulheres e crianças, envolvendo os homens na coresponsabilização parental e na prestação de cuidados, e promovendo uma parte igual do trabalho de cuidados não remunerados.

Na apresentação deste Manual estiveram presentes como oradores: Sandra Ribeiro – Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Vera Cardoso – Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia do HFF, Vasco Prazeres – Coordenador do Núcleo sobre Género e Equidade em Saúde da DGS, Tatiana Moura e Milena do Carmo – Coautoras do Manual e investigadoras do CES/UC. O prefácio é da autoria da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

Os dois volumes do Manual estão disponíveis, de forma gratuita, através do site do Projeto em: https://parent.ces.uc.pt/resource/manual-nacional-parent-paternidades-envolvidas-e-cuidadoras-da-teoria-a-pratica/