Médica do HFF em entrevista à BreaTheNews

25 Agosto, 2021

Os incêndios florestais têm consequências graves, a nível económico, ambiental, mas também na saúde, designadamente de quem lida de perto com esta realidade: os operacionais dos corpos de bombeiros. É a consequência direta da exposição ao fumo e da consequente diminuição da qualidade do ar nas áreas afetadas por estes fenómenos.

Foi nesse sentido que a médica pneumologista do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), Cecília Longo, decidiu em 2005 – em conjunto com outros profissionais de saúde – criar a Associação Chama Saúde. É uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo prestar auxílio médico aos mais de 40 mil bombeiros voluntários portugueses, estudando os efeitos na saúde respiratória e cardiovasculares desta exposição reiterada a ambientes desfavoráveis para a sua saúde.

A Associação Chama Saúde veio assim preencher uma lacuna no que a saúde dos bombeiros voluntários diz respeito. Esta entidade tem marcado a diferença rastreando, diagnosticando e tratando estes profissionais.

Pode saber mais a respeito desta Associação na terceira edição BreaTheNews – uma newsletter especializada em pneumologia, onde pode encontrar a entrevista com a médica pneumologista do HFF Cecília Longo. Esta newsletter pretende também ir um pouco além das paredes do Hospital e desvenda alguns hábitos e paixões dos profissionais de saúde da área da respiratória.

Nesta edição além da Associação Chama Saúde pode também ficar a conhecer a outro hobby da médica pneumologista do HFF e que contribui para que se sinta mais centrada e equilibrada, contribuindo assim também para a sua vida profissional. Quer saber qual é? Leia aqui: