Médica do HFF participa em projeto formativo na Guiné-Bissau

5 Maio, 2021

Guiné-Bissau. É neste país que Carolina Costa, médica intensivista na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), está em missão humanitária, desde o passado fim de semana.

Esta missão faz parte do Programa de Auxílio Sanitário de Portugal aos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste. O objetivo é formar e capacitar os profissionais de saúde destes países, nomeadamente em medicina intensiva e, em particular, no atual contexto pandémico.

A experiência de Carolina Costa em medicina intensiva e em especial no tratamento do doente crítico no âmbito da pandemia COVID-19, levou a que fosse convidada a integrar este meritório projeto humanitário. O convite partiu da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, parceira implementadora de Formação em Doente Crítico COVID-19 neste programa.

A formação teórica decorreu entre 15 de março e 15 de abril de 2021, através de plataformas online. A componente prática está agora a ser ministrada de forma presencial, entre os dias 1 e 11 de maio de 2021, a cerca de 50 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) de dois Hospitais de referência do país.

O HFF deseja um bom trabalho a toda a equipa envolvida neste projeto. E em especial à sua profissional Carolina Costa, cuja disponibilidade para integrar esta missão é um orgulho para toda a Instituição.