As colaboradoras Filipa Areia Pereira e Maria Manuela Novo, da ULS Amadora/Sintra estiveram presente nos primeiros dias do mês de março no II Congresso da BioMedLab, que ocorreu no Convento de S. Francisco em Coimbra. Maria Manuela Novo foi, aliás palestrante no curso de “NGG: Next Generation Grossing” tendo apresentado um poster científico, para além de fazer parte da comissão organizadora.
A BioMedLab, Associação Portuguesa de Ciências Biomédicas Laboratoriais, representa licenciados/as das Ciências da Saúde que atuam ao nível da Biomedicina Laboratorial. Este grupo profissional com competências, conhecimentos e aptidões sólidos na área do diagnóstico, terapêutica e monitorização é representado em Portugal por licenciados/as em Análises Clínicas e Saúde Pública, Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e Ciências Biomédicas Laboratoriais. O estado da arte profissional e a necessidade de constituir uma só profissão deram origem à BioMedLab.
O II Congresso ocorreu com a presença de 432 congressistas que tiveram oportunidade de assistir a cinco palestras de relevo científico e uma de cariz político. Para além disso, realizaram-se seis cursos pré-congresso e houve partilha de trabalhos científicos (50 posters e 24 comunicações orais).