Utentes do Hospital de Dia de Psiquiatria do HFF fazem centros de mesa para o Natal

20 Dezembro, 2021

Foi retomada uma tradição natalícia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e que havia sido interrompida nos últimos dois anos, devido à pandemia: a exposição e venda de peças únicas que refletem o trabalho realizado no âmbito das atividades terapêuticas desenvolvidas pelos utentes no Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do Departamento de Saúde Mental. Entre estas estão os já habituais e tradicionais centros de mesa natalícios.

Foram realizados 15 centros de mesa natalícios, com diferentes formas, feitios e materiais. Os matérias utilizados foram sobretudo desperdícios vegetais de árvores e plantas, numa lógica de educar/apelar para a sustentabilidade e reciclagem.

Está comprovado cientificamente que o benefício terapêutico deste tipo de atividade é muito significativo: em termos psicossociais, recreativos, estimulação cognitiva e motora. Para Ana Lima, terapeuta ocupacional do Hospital de Dia do Departamento de Saúde Mental do HFF, “era crucial retomar esta atividade com os nossos utentes, os benefícios desta terapêutica, e das atividades em grupo em geral são muitas. A comemoração da época natalícia, a realização de tarefas práticas orientadas para a realidade e o desenvolvimento de áreas importantes para a saúde como a autoestima, o treino cognitivo e a habilidade motora, são os principais objetivos desta atividade”.
A possibilidade de venda dos artigos no átrio principal do Hospital “é muito gratificante e positivo para os nossos utentes! Muito obrigado a todos quantos participaram e fizeram com que os centros de mesa natalícios fossem um sucesso.”, conclui Ana Lima.